*.*
 

 

 

 
 
 
 
 
 

 Péricles (cartunista)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Péricles de Andrade Maranhão (Recife, 14 de agosto de 1924 - Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1961 ) foi um cartunista brasileiro de grande sucesso nos anos 40 e 50.

Criado em Pernambuco, em 1942 Péricles muda-se para o Rio de Janeiro, onde começa sua carreira nos veículos dos Diários Associados, de Assis Chaeaubriand com "As aventuras de Oliveira Trapalhão, publicadas na Cigarra.

Em outubro de 1943 a revista O Cruzeiro começa a publicar as histórias do Amigo da Onça, que se transformaria em um dos personagens mais populares do país.

Dono de uma personalidade atormentada, o sucesso faz com que o cartunista passe a odiar sua criação, pois era sempre citado como "O criador do Amigo da Onça". Apesar disso, continuou ilustrando suas histórias semanalmente, por 17 anos ininterruptos.

Péricles suicidou-se na noite de 31 de dezembro de 1961 em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás, mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".

Sobre ele, escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles_(cartunista)

 

 

"Curioso... dos vinte disparos, somente um o atingiu!".

"Puxa, João! Por essa grande você deve ter pago um dinheirão!"

 

Pesquisa e formatação

reginaLU

maio_2008

 

 Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigo_da_On%C3%A7a

http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/

http://www.casadoposter.com.br/posters/poster_mostra.php?id=32&categ=2

http://www.arcadovelho.com.br/onca/amigo_da_on%C3%A7a.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

..............