O filme Doctor Zhivago (Jivago no Brasil) envolve questões que antecederam e ocorreram durante e após a Revolução Russa, sob o ponto de vista de Yuri Zhivago, vivido pelo ator Omar Sharif. Jivago era médico e poeta.

Casado com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin, filha de Charlie Chaplin na vida real),tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. 

Seu meio irmão narra a história em flashback e procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara.

Oferece lindas imagens e cenas inesquecíveis como a da estrela vermelha que brilha sobre a entrada de um tunel utilizado por trabalhadores, outra de uma criança que surge através da vidraça gelada na qual batem galhos, o ataque da cavalaria contra os bolcheviques e também aquela em que os flocos de neve se transformam em flores, uma das quais se transmuta no rosto de Lara.

"O romance de Pasternak foi aclamado quando de sua publicação, em 1958, como um ousado desafio à censura russa. A política, porém, é apenas pano de fundo como ... a ideologia jamais passa para primeiro plano. Na verdade, a história começa na Rússia czarista, passa pela devastação da Primeira Guerra Mundial, o caos da Revolução Bolchevique, a Guerra Civil Russa, os expurgos e crises dos anos 20 e 30."

A música Tema de Lara (Lara's Theme), composta por Maurice Jarre, virou um clássico no seu gênero.

 

 Dentre os prêmios recebidos destacam-se:

Oscar 1966 (EUA)

  • Ganhou cinco prêmios, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Figurino - A Cores e Melhor Trilha Sonora.
  • Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Tom Courtenay), Melhor Edição e Melhor Som.


Globo de Ouro 1966 (EUA)

  • Ganhou nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Omar Sharif), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
  • Recebeu ainda uma indicação na categoria de Melhor Revelação Feminina (Geraldine Chaplin).

  

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doctor_Zhivago_(filme)

http://www.interfilmes.com/filme_13165_Doutor.Jivago-(Dr.Zhivago).html

http://www.weshow.com/br/videos/post/search?text=+dr.+zhivago
 

Pesquisa e formatação

reginaLU