Eis um filme que encanta! O título original é Charing Cross Road e foi baseado em fatos reais.
Lançado em 1986, foi ambientado em uma livraria inglesa especializada em obras antigas e raras à qual uma leitora de roteiros para a televisão se dirige para adquirir alguns livros difíceis de serem encontrados nos Estados Unidos. Os grandes atores Anne Bancroft e Anthony Hopkins fazem os protagonistas o que, por si só, já garante qualidade.
Durante 20 anos ela e o gerente da livraria trocam correspondências o que faz nascer a amizade aos poucos transformada em interesse amoroso, jamais declarado por nenhum deles.
 
Em busca de livros difíceis de serem encontrados nos Estados Unidos, uma escritora americana escreve a uma livraria inglesa. Com o passar do tempo inicia-se uma relação afetuosa entre a escritora e o gerente que a atende.
Pelo preços muito em conta, pela gentileza nos envios seguindo junto cartas numa linguagem pessoal, também foram fatores que deram início a essa longa amizade. Mas o que contribuiu mesmo, o que enraizou essa relação era o humor de ambos. Da parte dele, por ser tímido, como também casado, ficou mais comedido no início. Agora, o jeito extrovertido de Helen, do jeito divertido até em reclamar, acabou por conquistar de vez não apenas a ele, como os demais funcionários.
Além dos pedidos dos livros, Helen passou a confidenciar seu dia-a-dia. Como forma de retribuir o carinho, por eles estarem sob um racionamentos do pós-guerra no tocante a certos alimentos, ela passou a enviar em datas especiais cestas de alimentos: embutidos, enlatados… Uma empresa na Dinamarca as vendia em catálogos. Para eles, um mimo inestimável.
Em algumas ocasiões Helen tentou conhecer a loja mas alguns imprevistos frustravam a intenção e o tempo foi passando.
Quando consegue ir a Londres e chega na livraria temos a cena inicial, a partir da qual se constroi a história em "flash back".
Imperdível!
 
  
Pesquisa e formatação
reginaLU

Fontes de pesquisa e imagens
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

......................