Quem se interessar em conhecer mais sobre o que houve com o RMS Titanic, clique no botão abaixo.
 
 
"O RMS Titanic da British White Star Line foi um dos maiores transatlânticos já construídos pelo homem. Media o equivalente a quatro campos de futebol em comprimento, por 28 metros de largura e uma altura de 54 metros, aproximadamente um prédio de 11 andares. Saiu do Porto de Southampton na Inglaterra, em 10 de abril de 1.912 transportando cerca de 2.223 pessoas, tendo colidido com um iceberg no dia 14, afundando cerca de duas horas e meia depois.
Um dos dados mais impressionantes em relação ao acidente, é que, do total de pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatadas.
Assim, o nome Titanic acabou como símbolo da maior tragédia marítima da História.
De Heroismo e Covardia contam que, enquanto o Capitão Smith e o engenheiro-chefe Thomas Andrews permaneceram no navio, o Presidente da White Star Line, Bruce Ismay, teria embarcado em um dos últimos botes para deixar o navio, motivo pelo qual a sociedade nunca o perdoou.
Há polêmica em relação ao número de vítimas fatais, que gira em torno de 1.500.
Como resultado da tragédia houve muitas mudanças na legislação sobre construção de transatlânticos, normas de segurança e funcionamento.
Os destroços do Titanic somente foram encontrados em 1985 em uma expedição oceanográfica franco americana pelo Dr. Robert Ballard que passou a ser indicado como o "Descobridor do Titanic".
A RMS Titanic obteve os direitos de operações tendo recuperado cerca de 6 mil artefatos do navio."
 
O Filme

"A partir do acidente real foi romanceada uma história de amor a bordo da viagem inaugural do Titanic, envolvendo um jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio), que ganha a vida com seus desenhos, e se apaixona por Rose Bukater (Kate Winslet), moça da nobreza britânica, noiva de um homem rico e arrogante. Vivem um intenso amor nos dias de viagem destacando-se a luta desesperada do casal para salvar-se do desastre. 

Um dos mais premiados filmes de todos os tempos, como se pode constatar a seguir:

- 11 (onze) Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção ("My Heart Will Go On"). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Stuart) e Melhor Maquiagem.

- 04 (quatro) Globos de Ouro nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção ("My Heart Will Go On"). Recebeu ainda outras 4 indicações, nas categorias de Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio), Melhor Atriz - Drama (Kate Winslet), Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Stuart).

- Recebeu 10 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.

- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o European Film Awards de Melhor Atriz - Voto Popular (Kate Winslet).

- Ganhou 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator (Leonardo DiCaprio). Recebeu ainda outras 6 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Vilão (Billy Zane), Melhor Beijo, Melhor Sequência de Ação, Melhor Dupla (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet) e Melhor Canção Original ("My Heart Will Go On").

- Ganhou o Grammy de Melhor Canção Criada para o Cinema ("My heart will go on").

- Foi o 1º filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias e permaneceu na lista das dez maiores bilheterias da semana, nos Estados Unidos, por quase seis meses.

 O filme trouxe muitas polêmicas. Por exemplo, seu alto custo, que foi tema de críticas desde antes de finalizar a produção. Um dos fatos apontados foi que deu mais destaque ao romance do que ao desastre, além de inúmerosas incorreções históricas, apesar do empenho de Cameron para cuidar de todos os detalhes."

Nas pesquisas encontrei também um site que aponta ERROS de continuidade (ou técnicos e históricos) de muitos filmes, sendo o Titanic um dos campeões. O site contabilizou cerca de 230 erros. Vale a pena conferir, clicando no botão abaixo:
 

   

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic

http://www.naufragios.com.br/titanic.htm

http://cacella.tachyonweb.net/Titanic.htm

http://www.geocities.com/Hollywood/Cinema/3316/menu.html

http://www.falhanossa.com/Titanic.htm

 

Pesquisa e formatação

reginaLU

agosto 2.007

 

 

i
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
............